quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Não Desperdice Seu Talento



O falecimento precoce da cantora Amy Winehouse, como em todo mundo, também gerou grande comoção entre os alunos da E.M. 09.18. 021 Prof. Felipe Santiago.  Por coincidência este evento aconteceu próximo à data prevista para realização do Show de Talentos 2011. Foi decidido então que o tema do projeto este ano seria “Não desperdice seu Talento”.


Desta forma foi ampliada a discussão, chamando atenção também para possíveis consequências do uso do álcool e drogas.


Em contraponto foi mencionada a trajetória de Justin Bieber, ídolo absoluto das crianças, através do filme Nunca Diga Nunca, ressaltando a importância da dedicação aos ensaios, da preparação e da responsabilidade.
Os alunos tiveram acesso na Sala de Leitura a livros da Coleção Crianças Famosas que conta episódios da infância de grandes músicos, inventores, pintores e escritores.
Como desdobramento do projeto, nos dias 12 (manhã) e 16 de agosto (tarde) a escola recebeu o músico Felipe Aguiar para uma apresentação.
Felipe é compositor, cantor e toca vários instrumentos. Formado em Música, (Produção Fonográfica) e Inglês, atualmente é mestrando em Lingüística pela UERJ.


Felipe cantou em português e inglês, tocou teclado, violão e foi entrevistado pela professora Lenise Freitas (Sala de Leitura). Contando um pouco de sua trajetória, Felipe relatou às crianças que começou a estudar música aos sete anos, como conciliou estudos de instrumentos com a escola, sua experiência em um intercâmbio na Inglaterra e outras viagens internacionais onde se apresentou.


Felipe estimulou às crianças a desenvolverem seus talentos e se dedicarem aos estudos. Falou também sobre a importância de estudar línguas estrangeiras. Respondeu a várias perguntas de alunos, tocou e cantou mais algumas músicas a pedidos.


As apresentações de Felipe Aguiar agradaram muito a todos, provocando nos alunos a vontade de descobrir e desenvolver talentos.


Ao final das apresentações, os alunos foram convidados a inscreverem-se para o Show de Talentos na U.E. A Professora Jaciléia Barreto, diretora geral, agradeceu a parceria de Felipe, que voluntariamente muito enriqueceu o projeto com sua participação, e mais uma vez, divulgou aos alunos vários cursos gratuitos próximos da comunidade como os oferecidos pelo Clube Escolar e Centro Esportivo Miécimo da Silva.
Finalmente nos dias 23 (manhã) e 24 de agosto (tarde) aconteceram as culminâncias do projeto com apresentação das crianças inscritas no Show de Talentos.
Os alunos apresentaram várias coreografias em grupo e números musicais. Houve ainda, apresentação de ginástica artística, um número de dança tradicional japonesa por uma aluna nissei, contação de história, números de humor, mágica e mostra de desenhos feitos durante as apresentações.
Todos se sentiram muito valorizados e quem não participou demonstrou vontade de participar em outras ocasiões.


 

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Festa Gentileza Gera Gentileza


No último dia 8 de julho, aconteceu na E.M. 09.18.021 Prof. Felipe Santiago, a festa “ Gentileza Gera Gentileza”. Essa  festa foi uma atividade planejada para este ano, relacionada com o tema para 2011 “Gentileza Gera Gentileza”, integrante do Projeto Político  Pedagógico da Unidade Escolar.
“O tema escolhido partiu da necessidade  percebida de trabalharmos  ética e boas maneiras em nossa escola. Mas ao invés de destacarmos a vilolência, resolvemos partir de algo positivo, como a Gentileza. Então trouxemos para a nossa escola  a figura de José Datrino, o Profeta Gentileza. A partir daí pudemos também  trabalhar a história do Rio de Janeiro, a questão da preservação do patrimônio público, a gentileza vencendo o bulliyng e ainda integrar muitos outros conteúdos.” Relata a Profª Marcia Azevedo Luíz, Coordenadora Pedagógica.

Toda comunidade interna e externa foi convidada.  Especialmente os responsáveis que  mostraram grande adesão, participando de várias formas, inclusive na confecção dos figurinos para danças apresentadas pelas turmas.
Na ocasião,  trabalhos das turmas  foram expostos e a comunidade pode conhecer um pouco mais do  projeto da Unidade Escolar como também a  história do Profeta.

A Equipe de Educação Física, especialmente a Profª Vanessa Loreto se esmerou juntamente com a Sala de Leitura,  professores e alunos  pesquisando músicas relacionadas ao tema,  criando coreografias e figurinos.

Ao final da Festa  todos os presentes se surpreenderam com uma grande novidade, que  foi apresentação conjunta de todas as turmas do programa Rio, Criança Global que saudaram à comunidade escolar utilizando conhecimentos da lingua inglesa e cantando a canção Super Manners, ( Super Boas Maneiras) ensaiada pela profª  de inglês Cecília Vilanova.

“Me surpreendi totalmente, não  imaginava  que uma escola pública falasse do Profeta Gentileza, isto é um grande avanço cultural. Gostei muito da festa, principalmente da turma que apresentou a música da Marisa Monte, que fala do período que os murais foram cobertos. Trabalhava no centro da cidade e acompanhei  tudo de perto. Essas crianças me emocionaram hoje. Estão todos de parabéns!” . Comentou Nilva Basílio, moradora da comunidade.

"Nossa festa foi um sucesso, não tivemos nenhuma ocorrência negativa, nenhum incidente desagradável, isso prova que nosso projeto está dando frutos e podemos  muito bem abrir a escola para a comunidade, afinal gentileza, gera gentileza." Finaliza a Profª Jaciléia Barreto, diretora da E.M. Prof. Felipe Santiago.

  Clique aqui para ver  esta postagem também no Portal Rio Educa http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1199

Temática do Projeto Político Pedagógico em 2011

Gentileza Gera Gentileza

"Nunca é cedo para uma gentileza,
porque nunca se sabe quando
poderá ser tarde demais."
                      
                                       Ralph Waldo Emerson

            Sentindo a necessidade de melhorar a convivência dos alunos no ambiente escolar (agressividade, falta de respeito e limites), reflexo da sociedade, trabalhar o tema Gentileza Gera Gentileza foi sugerido pela comunidade escolar com o objetivo de despertar nas crianças o sentimento de ajuda, partilha, amor ao próximo, respeito, cuidado com o ambiente, etc. tornando o ambiente mais prazeroso e de fácil aprendizagem.
Desta forma, todos os conteúdos aplicados têm mencionado esse tema. Nosso projeto abrange:
            Envolver os alunos em atividades que propiciem a reformulação de seus hábitos e atitudes de forma crítica, levando-os a refletir sobre suas atitudes e da sociedade em geral.
            Promover debates com os professores, funcionários, colegas da turma e de outras turmas e responsáveis com a Guarda Municipal sobre o tema.
Realizar rodas de leitura e reescrita de textos de modo a proporcionar ao aluno o acesso a inúmeras informações, além de possibilitar o desenvolvimento de hábitos de leitura, ampliando o vocabulário, a compreensão do pensamento e a organização de idéias.
            Desenvolver atividades lúdicas que propiciem a criatividade.
            Realizar uma festa para toda a comunidade escolar no fim do 1º semestre sobre o tema, com exposição de trabalhos, danças e barraquinhas com vendas de lanches. Toda a arrecadação do evento será revertida para a festa do dia das crianças realizada no mês de outubro.
            Produzir murais e cartazes, durante todo o ano letivo, para que o tema não caia no esquecimento e que os alunos o ponham sempre em prática.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Nosso Patrono


A Escola tem como Patrono o ilustre Educador Felipe Santiago de Gouveia (1863-1948).
 Nascido em Itaboraí, onde trabalhou como funcionário público até diplomar-se em Professor Primário pela Escola Normal de Niterói, Felipe Santiago tinha como ideais o Civismo, o Amor ao Próximo, Respeito a Deus, ao Semelhante e a Pátria.
 Dedicou toda sua vida à Educação, sendo o Mestre inspirador de outros grandes Educadores da região como o Professor Moacyr Sreder Bastos e Helton Veloso.
Foi o fundador doa Externato Santiago, em Cascadura e do Hélios Colégio que deu origem ao Colégio Antônio  de Pádua, em Campo Grande.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Um Pouco de Nossa História ...



 Localizada numa área íngreme do Bairro de Campo Grande na Zona Oeste da cidade, pertencente a 9ª Coordenadoria Regional de Educação da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, foi inaugurada em 14 de julho de 1959, na gestão do Prefeito Joaquim José de Sá Freire Alvim, uma Escola cuja conquista teve a participação do Deputado Miécimo da Silva, construída para favorecer as famílias daquela região.
         A Escola surgiu numa área rural com árvores frutíferas, gado pastando e pessoas tomando banho e pescando no então limpo, Rio Cabuçu. A comunidade ao redor era pequena com campos verdes que foram substituídos por residências, condomínios e comércio.
Na época da inauguração, a escola atendia a aproximadamente 200 crianças, atendidas  por 05 merendeiras, sendo 01 residente (zeladoria); 05 serventes e professoras transportadas por um "lotação" à serviço da prefeitura. O salário de professora dava condições às que residiam na Zona Sul virem trabalhar em seus automóveis com motoristas particulares.
Registramos em nossa história: primeiras merendeiras - Otelina, Helena, Rosa Barroso e Lourdes; primeiros serventes - João, Tolentino, Joaquim, Nicanor e Elizário; primeiros funcionários residentes da escola - João e Argentina (esposa), Nicanor, Joaquim Rosa, e hoje Zilma da Rocha Bahia e as primeiras professoras: Silvia e Marly.
Responderam pela Direção da escola: Eloíza Rosa; Maria Emília Copaíba; Terezinha Trabuci; Jurema; Zilá e Ivanda; Arlete Alves Borges e Gessy Alves Fernandes; Marize de Queiroz Medeiros e Márcia Medeiros; Maria Celina da Silva e Maria Zélia de Oliveira, nesta gestão foi criada a Sala de Leitura sendo indicada para a função de Professor Regente deste espaço, Neise Máximo Mangueira, que logo após assume a função de Adjunta, mesma época em que ocorreu a criação da função de Coordenador Pedagógico, sendo indicada Rosiléa da Silva Chaves Calazans. Neste período a Professora Jaciléia de Almeida Barreto assume a Regência da Sala de Leitura.
 Em 1991 a escola foi reinaugurada após reforma geral e ampliação do prédio, disponibilizando uma Sala de Leitura e sete salas de aula com 42m² e duas medindo 30m².
No ano de 2001 a Professora Neise Maximo Mangueira assume a Direção da Escola tendo como Adjunta Valdete do Amaral Brito, e Lenise da Silva Lopes como Regente de Sala de Leitura. Em 2005 a Adjunta passa a ser Jaciléia de Almeida Barreto. Em 2006 assume a Coordenação Pedagógica a Professora Márcia de Azevedo Luiz Cardoso.
A partir de janeiro de 2009 a Escola passa a ser dirigida pela Professora Jaciléia de Almeida Barreto tendo a Professora Denise de Sá Freire como Adjunta e permanecendo na Coordenação Pedagógica a Professora Márcia de Azevedo Luiz Cardoso e na Sala de Leitura Lenise da Silva Lopes.
Em conjunto com Conselho Escola Comunidade e a representatividade dos segmentos, atende em torno de 540 alunos distribuídos em 18 turmas, da Educação Infantil ao 5º Ano, objetivando a melhoria da qualidade do trabalho.
     O espaço físico é agradável e possui várias árvores fplantadas por alunos em épocas passadas, que atraem pássaros diversos e micos que visitam a escola com frequência alegrando a garotada.
Nosso Propósito: "Educar Para Transformar Vidas!" Nossa Missão: "Oferecer uma educação de qualidade ao aluno contribuindo para a sua formação integral, preparando-o para ser um cidadão de sucesso e feliz".
Essa é a nossa querida e conhecida: "Escola do Morrinho".