quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Temática do Projeto Político Pedagógico em 2011

Gentileza Gera Gentileza

"Nunca é cedo para uma gentileza,
porque nunca se sabe quando
poderá ser tarde demais."
                      
                                       Ralph Waldo Emerson

            Sentindo a necessidade de melhorar a convivência dos alunos no ambiente escolar (agressividade, falta de respeito e limites), reflexo da sociedade, trabalhar o tema Gentileza Gera Gentileza foi sugerido pela comunidade escolar com o objetivo de despertar nas crianças o sentimento de ajuda, partilha, amor ao próximo, respeito, cuidado com o ambiente, etc. tornando o ambiente mais prazeroso e de fácil aprendizagem.
Desta forma, todos os conteúdos aplicados têm mencionado esse tema. Nosso projeto abrange:
            Envolver os alunos em atividades que propiciem a reformulação de seus hábitos e atitudes de forma crítica, levando-os a refletir sobre suas atitudes e da sociedade em geral.
            Promover debates com os professores, funcionários, colegas da turma e de outras turmas e responsáveis com a Guarda Municipal sobre o tema.
Realizar rodas de leitura e reescrita de textos de modo a proporcionar ao aluno o acesso a inúmeras informações, além de possibilitar o desenvolvimento de hábitos de leitura, ampliando o vocabulário, a compreensão do pensamento e a organização de idéias.
            Desenvolver atividades lúdicas que propiciem a criatividade.
            Realizar uma festa para toda a comunidade escolar no fim do 1º semestre sobre o tema, com exposição de trabalhos, danças e barraquinhas com vendas de lanches. Toda a arrecadação do evento será revertida para a festa do dia das crianças realizada no mês de outubro.
            Produzir murais e cartazes, durante todo o ano letivo, para que o tema não caia no esquecimento e que os alunos o ponham sempre em prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário