quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Um Pouco de Nossa História ...



 Localizada numa área íngreme do Bairro de Campo Grande na Zona Oeste da cidade, pertencente a 9ª Coordenadoria Regional de Educação da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, foi inaugurada em 14 de julho de 1959, na gestão do Prefeito Joaquim José de Sá Freire Alvim, uma Escola cuja conquista teve a participação do Deputado Miécimo da Silva, construída para favorecer as famílias daquela região.
         A Escola surgiu numa área rural com árvores frutíferas, gado pastando e pessoas tomando banho e pescando no então limpo, Rio Cabuçu. A comunidade ao redor era pequena com campos verdes que foram substituídos por residências, condomínios e comércio.
Na época da inauguração, a escola atendia a aproximadamente 200 crianças, atendidas  por 05 merendeiras, sendo 01 residente (zeladoria); 05 serventes e professoras transportadas por um "lotação" à serviço da prefeitura. O salário de professora dava condições às que residiam na Zona Sul virem trabalhar em seus automóveis com motoristas particulares.
Registramos em nossa história: primeiras merendeiras - Otelina, Helena, Rosa Barroso e Lourdes; primeiros serventes - João, Tolentino, Joaquim, Nicanor e Elizário; primeiros funcionários residentes da escola - João e Argentina (esposa), Nicanor, Joaquim Rosa, e hoje Zilma da Rocha Bahia e as primeiras professoras: Silvia e Marly.
Responderam pela Direção da escola: Eloíza Rosa; Maria Emília Copaíba; Terezinha Trabuci; Jurema; Zilá e Ivanda; Arlete Alves Borges e Gessy Alves Fernandes; Marize de Queiroz Medeiros e Márcia Medeiros; Maria Celina da Silva e Maria Zélia de Oliveira, nesta gestão foi criada a Sala de Leitura sendo indicada para a função de Professor Regente deste espaço, Neise Máximo Mangueira, que logo após assume a função de Adjunta, mesma época em que ocorreu a criação da função de Coordenador Pedagógico, sendo indicada Rosiléa da Silva Chaves Calazans. Neste período a Professora Jaciléia de Almeida Barreto assume a Regência da Sala de Leitura.
 Em 1991 a escola foi reinaugurada após reforma geral e ampliação do prédio, disponibilizando uma Sala de Leitura e sete salas de aula com 42m² e duas medindo 30m².
No ano de 2001 a Professora Neise Maximo Mangueira assume a Direção da Escola tendo como Adjunta Valdete do Amaral Brito, e Lenise da Silva Lopes como Regente de Sala de Leitura. Em 2005 a Adjunta passa a ser Jaciléia de Almeida Barreto. Em 2006 assume a Coordenação Pedagógica a Professora Márcia de Azevedo Luiz Cardoso.
A partir de janeiro de 2009 a Escola passa a ser dirigida pela Professora Jaciléia de Almeida Barreto tendo a Professora Denise de Sá Freire como Adjunta e permanecendo na Coordenação Pedagógica a Professora Márcia de Azevedo Luiz Cardoso e na Sala de Leitura Lenise da Silva Lopes.
Em conjunto com Conselho Escola Comunidade e a representatividade dos segmentos, atende em torno de 540 alunos distribuídos em 18 turmas, da Educação Infantil ao 5º Ano, objetivando a melhoria da qualidade do trabalho.
     O espaço físico é agradável e possui várias árvores fplantadas por alunos em épocas passadas, que atraem pássaros diversos e micos que visitam a escola com frequência alegrando a garotada.
Nosso Propósito: "Educar Para Transformar Vidas!" Nossa Missão: "Oferecer uma educação de qualidade ao aluno contribuindo para a sua formação integral, preparando-o para ser um cidadão de sucesso e feliz".
Essa é a nossa querida e conhecida: "Escola do Morrinho".

Um comentário: