Dia 18 de abril é Dia Nacional do Livro Infantil em homenagem ao aniversário de nascimento do escritor Monteiro Lobato.
Para nossa escola, este dia se torna ainda mais especial por que Monteiro Lobato é o patrono de nossa Sala de Leitura.
Em uma época que o valor da obra de Monteiro Lobato tem sido questionada por extremistas que a julgam politicamente incorreta, compartilhamos da opinião de alguns escritores que "a maravilhosa obra de Monteiro Lobato faz parte do patrimônio cultural de todos nós – crianças, adultos, alunos, professores – brasileiros de todos os credos e raças. Nenhum de nós, nem os mais vividos, têm conhecimento de que os livros de Lobato nos tenham tornado pessoas desagregadas, intolerantes ou racistas. Pelo contrário: com ele aprendemos a amar imensamente este país e a alimentar esperança em seu futuro. Ela inaugura, nos albores do século passado, nossa confiança nos destinos do Brasil e é um dos pilares das nossas melhores conquistas culturais e sociais."
Muitas vezes encontramos a imagem de Monteiro Lobato sério, com olhar grave. Mas pesquisando encontramos também uma imagem que nos identifica o Monteiro Lobato "pai de Emília".
A Sala de Leitura Monteiro Lobato é um espaço privilegiado em nossa escola. É também o cantinho preferido de muitos alunos que chamamos carinhosamente de "tracinhas" ( devoradores de livros).
O Dia do Livro Infantil foi lembrado em nossa escola em várias atividades realizadas por alunos e professores como leitura de livros, estudo da biografia de Monteiro Lobato, composição de textos sobre o autor e exposição de trabalhos em murais...