quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Nota de Falecimento e Homenagem

 Emocionados, comunicamos o falecimento da querida professora Gessy Alves Fernandes ( 74 anos), ex-diretora de nossa escola,  ocorrido neste dia 22 de novembro.
Dona Gessy, como era chamada, foi diretora-adjunta de nossa escola  por um longo período nas décadas de  70 e 80. Era considerada uma memória viva de nossa História.

Muito doce e querida por todos deixa muitas saudades.
 Na foto, D. Gessy ( vestida de azul e branco) em sua última visita à nossa escola, por ocasião do nosso aniversário de 50 anos em 2009.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Consulta à Comunidade Escolar

Como é bom vivermos em democracia!
Está chegando o período de Consulta à Comunidade Escolar para escolha da Direção das Unidades Escolares da Rede Pública Prefeitura da Cidade no Rio de Janeiro.

Em nossa escola temos somente a chapa " CRESCER",  composta pela atual direção ( professoras Jaciléia Barreto,  Denise de Sá  e Márcia Luíz) que tem sido muito bem avaliada, não só pela comunidade escolar como pela CRE e Secretaria Municipal de Educação.
Nessa gestão a escola tem recebido vários prêmios como Prêmio Sesi Educação, Prêmios Anuais de Desempenho, indicação  para o Troféu Rio Educa e outros reconhecimentos, não só pelos bons resultados mas também pela excelente conservação do prédio, gestão de recursos e relacionamento com responsáveis.
A chapa CRESCER cumpriu satisfatoriamente todos os requisitos exigidos para candidatar-se  à direção da escola, como análise do plano de gestão pela banca avaliadora e certificação no Curso de Gestão Educacional Pública.
 Convidamos especialmente a  todos os responsáveis para comparecer à escola no período de consulta que será nos dias 23, 24, 25 e 26 de novembro (quarta, quinta, sexta e sábado da próxima semana) para através de seus votos obtermos o quórum necessário e  garantirmos a continuidade dessa gestão.

Alunos do 1º Ano Investigam Grandes Enigmas da Literatura

       Não se fazem mais crianças como antigamente! Se no passado nós simplesmente ouvíamos as histórias e sonhávamos em ser os personagens.  As crianças de hoje ouvem, criticam, questionam a coerência dos fatos.
Foi assim com a turma 1101 . Após a professora Lúcia Helena  Ribeiro ler a história da cinderela, o aluno Guilherme Barbosa  levantou um questão:
       - Se o encanto de Cinderela acabou a meia noite, por que o sapatinho de cristal não se desencantou também?
        A professora Lúcia Helena, amou a intervenção e a partir daí criou uma nova atividade. Criar explicações para a sobrevida do encanto do sapatinho. Várias hipóteses foram levantadas. Mas como não houve um acordo, a turma decidiu que essa era uma missão para Professora de Sala de Leitura. Afinal se ela, a guardiã das histórias não soubesse, com certeza ninguém mais saberia...
       A professora Lenise Lopes foi chamada à  turma e surpreendida com a pergunta. Mas se saiu bem.
      -Na hora fiquei surpresa e senti que minha reputação de conhecedora de histórias estava ameaçada, mas felizmente tive uma inspiração e criei uma história para o encanto especial do sapatinho:
       "Aconteceu que a fada não tinha encantado só a Cinderela. Vocês sabem que todas as meninas do reino estavam no baile, mas nem todas tinham dinheiro para roupas, sapatos, cabelereiro. A fada teve que socorrer muitas meninas, a Cinderela foi a última e ela percebeu que seus poderes estavam acabando. Então ela só pode usar a quantidade de magia normal no sapatinho, no restante ela teve que usar o encanto no modo econômico que só duraria até meia- noite." Relata a professora.
     Quer saber se as crianças acreditaram? Algumas, sim. Mas surgiu um novo questionamento:
        Que tipo de fada é essa com poderes que acabam?
        É importante dizer que a turma 1101 é uma turma bastante envolvida com o hábito da ler. Sendo uma das turmas mais assíduas na Sala de Leitura.  Mesmo  fora do horário da professora Lenise, a professora Lúcia Helena utiliza bastante o espaço desenvolvendo inúmeras atividades.
        E você o que pensa sobre isso? Por que o sapatinho de cristal não se desencantou?

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Um Dia de Fantasia

Que bacana! A senhora Rosane Queiróz,  mãe do aluno Kaick Arthur da EI 20, possui um acervo de fantasias infantis e ofereceu gratuitamente  à professora Denise de Sá um "dia da fantasia".
Assim, as crianças da turma puderam escolher suas fantasias e passar um dia aula caracterizados como seus personagens favoritos.
A professora Denise teve ainda,  a idéia de visitar as outras turmas com os alunos fantasiados que desfilaram para seus colegas
Um dia inesquecível, não? 
Quem não gostaria de ter vivido um dia assim na escola?
Lembramos também que nesta idade a criança está na fase do jogo simbólico, e como parte de seu desenvolvimento normal deve  imaginar e representar situações, inventando também personagens.
A brincadeira de  fantasiar-se  é altamente indicada para seu desenvolvimento intelectual e  psicológico, para aquisição do conceito de símbolo, e ainda uma excelente  introdução ao mundo da leitura.
Nosso muito obrigado a Senhora Rosane pelo carinho, apoio e parceria.


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Com a Palavra : Nossos Alunos! - Estudar é importante?

Produção de texto a partir de uma imagem de jornal.


"Nós vemos que os alunos estão estudando e nós achamos que eles estão felizes estudando e fazendo a coisa certa.
Em nossa opinião, nós achamos que eles estão estudando para ser alguma coisa na vida."
                             
Alunos Luiz e Christian
 Turma 1301 Profª Luciene Oliveira

Brincando e Aprendendo - Dança das Cadeiras Com Nome

Toda criança gosta de brincar de dança das cadeiras, não?
E se além de sentar, quando a música parar cada um tiver que encontrar seu nome?
 A professora Márcia Luiz encontrou uma maneira simples para que as crianças do EI 11 identificassem e  fixassem  o próprio nome e o nome dos colegas.

Quer saber quem ganhou a brincadeira?
A aprendizagem de todos que ficou mais fácil, atraente e divertida.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Caminhada de Mobilização Contra Dengue - Novembro 2011


Primeira sexta-feira do mês é dia de mobilização contra dengue!
Mais uma vez a E.M. Prof. Felipe Santiago saiu para uma caminhada com o objetivo de chamar atenção da comunidade para prevenção à dengue.


Desta vez fizemos um novo percurso, alcançando  uma parte diferente da comunidade.
Os alunos identificaram algumas residências com possíveis focos de mosquito  paras quais  escreveram uma carta, entregue juntamente com material fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde, chamando mais uma vez atenção para o problema.
Contamos com a participação de agentes de saúde da Policínica Dr. Carlos Alberto Nascimeno e de alguns responsáveis.
 Texto da carta:

Rio de Janeiro, 4 de novembro de 2011.
Bom dia!
Hoje, nós alunos da Escola Municipal Professor Felipe Santiago, realizamos uma passeata contra a Dengue e observamos alguns objetos que podem conter focos do mosquito.
Pedimos para que o responsável tome mais cuidado, pois poderá ser picado ou prejudicar seus vizinhos.
Alunos da Felipe Santiago