sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Alunos do 1º Ano Investigam Grandes Enigmas da Literatura

       Não se fazem mais crianças como antigamente! Se no passado nós simplesmente ouvíamos as histórias e sonhávamos em ser os personagens.  As crianças de hoje ouvem, criticam, questionam a coerência dos fatos.
Foi assim com a turma 1101 . Após a professora Lúcia Helena  Ribeiro ler a história da cinderela, o aluno Guilherme Barbosa  levantou um questão:
       - Se o encanto de Cinderela acabou a meia noite, por que o sapatinho de cristal não se desencantou também?
        A professora Lúcia Helena, amou a intervenção e a partir daí criou uma nova atividade. Criar explicações para a sobrevida do encanto do sapatinho. Várias hipóteses foram levantadas. Mas como não houve um acordo, a turma decidiu que essa era uma missão para Professora de Sala de Leitura. Afinal se ela, a guardiã das histórias não soubesse, com certeza ninguém mais saberia...
       A professora Lenise Lopes foi chamada à  turma e surpreendida com a pergunta. Mas se saiu bem.
      -Na hora fiquei surpresa e senti que minha reputação de conhecedora de histórias estava ameaçada, mas felizmente tive uma inspiração e criei uma história para o encanto especial do sapatinho:
       "Aconteceu que a fada não tinha encantado só a Cinderela. Vocês sabem que todas as meninas do reino estavam no baile, mas nem todas tinham dinheiro para roupas, sapatos, cabelereiro. A fada teve que socorrer muitas meninas, a Cinderela foi a última e ela percebeu que seus poderes estavam acabando. Então ela só pode usar a quantidade de magia normal no sapatinho, no restante ela teve que usar o encanto no modo econômico que só duraria até meia- noite." Relata a professora.
     Quer saber se as crianças acreditaram? Algumas, sim. Mas surgiu um novo questionamento:
        Que tipo de fada é essa com poderes que acabam?
        É importante dizer que a turma 1101 é uma turma bastante envolvida com o hábito da ler. Sendo uma das turmas mais assíduas na Sala de Leitura.  Mesmo  fora do horário da professora Lenise, a professora Lúcia Helena utiliza bastante o espaço desenvolvendo inúmeras atividades.
        E você o que pensa sobre isso? Por que o sapatinho de cristal não se desencantou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário