Na sexta-feira véspera de carnaval a E.M. Felipe se mobilizou num " Grito contra a Dengue".
Tivemos muita alegria e animação para lembrar um assunto tão importante.
As turmas com seus professores confeccionaram adereços com o tema "Combate a Dengue". Também prepararam paródias falando dos cuidados de prevenção à dengue a partir de marchinhas de carnaval.
Ao final todos dançaram com a música "Pra Dengue Sambar" da Multirio.
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
Juntos Outra Vez!
Finalmente nossa escola está completa novamente! Nossos alunos voltaram! Estávamos com muitas saudades.
Este ano a E.M. Prof. Felipe Santiago está com aproximadamente 560 alunos, sendo destes, 120 chegaram pra nós neste ano.
Durante o período de férias dos alunos todas as salas foram pintadas, os banheiros reformados, parte do mobiliário também foi trocado. Porém o mais importante é que nossa equipe está motivada para fazer o melhor.
Neste primeiro dia tivemos um "Dia Animado" organizado pela Equipe de Sala de Leitura que apresentou os novos alunos, a equipe de trabalho para o ano de 2012. A diretora Jaciléia Barreto deu uma palavra de boas vindas aos alunos e passou algumas recomendações gerais.
E é claro, não faltou a tradicional contação de história...
As crianças conheceram o conto popular "Chico Preguiça" e participaram de forma interativa representando personagens, sugerindo falas e desfechos para os conflitos que surgiam...
Ao final todos cantaram e dançaram a musica Sai Preguiça do Grupo Palavra Cantada. Desejando que esse seja um ano " sem preguiça" , de muito trabalho e realizações!
Vamos cantar novamente?
Sai Preguiça
A danada da preguiça
pode ser uma doencinha
que pega nos adultos
e também nas criancinhas
Da uma moleza
só querendo espriguiçar
só de falar nela
da vontade de deitar
Sai preguiça
Vai te catar
Sai preguiça
Aqui não tem lugar
Sai preguiça
Comigo não tem vez
Sai preguiça
Vai pegar outro freguês
tic tic tic tic tic tic tah
sai preguiça eu preciso trabalhar
tic tic tic tic tic tic tah
sai preguiça eu preciso trabalhar ( estudar)
Equipe de Sala de Leitura 2012
Esse ano a Sala de Leitura Monteiro Lobato ganhou mais uma Professora Regente. A Profª Paula Gomes, mais conhecida como "Paulinha" chegou para somar com a Profª Lenise Lopes compondo agora a "Equipe de Sala de Leitura".
Paulinha que já havia lecionado na U.E. e volta após um período em Coordenação Pedagógica. Em total sintonia com o trabalho, "já chegou chegando" como relata brincando a Profª Lenise.
Amigas pessoais, as duas possuem muitas afinidades, personalidades e estilo de trabalho bem parecido. Com certeza uma parceria vai render muitos frutos.
A Sala de Leitura ganhou mais uma "Professora Maluquinha" afirma a Diretora Jaciléia Barreto,em referência a conhecida personagem de Ziraldo.
Paulinha que já havia lecionado na U.E. e volta após um período em Coordenação Pedagógica. Em total sintonia com o trabalho, "já chegou chegando" como relata brincando a Profª Lenise.
Amigas pessoais, as duas possuem muitas afinidades, personalidades e estilo de trabalho bem parecido. Com certeza uma parceria vai render muitos frutos.
A Sala de Leitura ganhou mais uma "Professora Maluquinha" afirma a Diretora Jaciléia Barreto,em referência a conhecida personagem de Ziraldo.
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Prefeito e Secretária de Educação, Claudia Costin, abrem o Ano Letivo na Rede Municipal
O prefeito Eduardo Paes e a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, iniciaram o ano letivo de 2012 na Rede Municipal com a aula inaugural, nesta quarta-feira (dia 1), no Centro de Convenções da SulAmérica, na Cidade Nova. No evento, o prefeito deu as boas vindas aos novos diretores de escolas e creches da Prefeitura e aproveitou a oportunidade para anunciar que os servidores da Educação receberão ticket alimentação. Em seguida, a secretária Cláudia Costin conversou com a jornalista Carla Ramos, apresentadora da MultiRio, sobre os principais desafios da SME para 2012 e as novidades para o ano letivo, como a expansão das escolas de turno único em tempo integral, os Ginásios Experimentais Cariocas, a abertura do primeiro Ginásio Experimental Olímpico (GEO), entre outras ações.
Em 2012, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, irá expandir as escolas de turno único em tempo integral. Serão mais 114 unidades que terão aulas em turno integral de sete horas, sendo 58 CIEPs, 19 Ginásios Experimentais Cariocas e um Ginásio Experimental Olímpico. Dentro do conceito de turno único, os alunos terão ao longo do dia mais aulas de Português, Matemática, Ciências, Educação Física e Inglês. Além disso, ainda terão disciplinas optativas, como Matemática Financeira, Artes e Leitura.
No encontro com os novos diretores, a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, revelou que as escolas de turno único em tempo integral são um grande desafio para SME e que as escolas que estão recebendo este novo conceito estão se adaptando para receber os alunos.
- Estamos cumprindo o que a lei determina. Até 2020 todas as escolas da Rede Municipal terão turno único em tempo integral de sete horas. É um desafio imenso e estamos fazendo essa transição de forma organizada. No ano passado 22 escolas tiveram turno único em tempo integral e neste ano serão 114 escolas – contou a secretária de Educação.
Abertura do primeiro Ginásio Experimental Olímpico
Entre as novidades para o ano letivo de 2012 também está a expansão do Ginásio Experimental Carioca, com mais nove unidades, sendo um Ginásio Experimental na Rocinha, e o primeiro Ginásio Experimental Olímpico, o GEO Juan Samaranch, em Santa Teresa. O programa, que atenderá alunos do 6° ao 8° Ano, tem como objetivo dar oportunidade para os alunos com aptidões esportivas desenvolverem seu potencial, sem abrir mão de uma educação de excelência.
- Todos os dias os alunos terão duas horas para praticar esportes e com isso vamos revelar talentos esportivos. A exigência acadêmica também será bastante cobrada de todos os alunos – garantiu a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin.
A primeira escola integrante do programa contará com um modelo pedagógico inspirado no Ginásio Experimental Carioca, que inclui três eixos: excelência acadêmica, apoio ao projeto de vida do aluno e educação para valores. No caso do GEO, uma ênfase especial será dada aos valores olímpicos. Além disso, os alunos também farão uso da Educopédia e terão aulas de Inglês todos os dias.
40 mil professores participarão da Semana de Capacitação
Entre os assuntos abordados na Aula Inaugural, a secretária Municipal de Educação, falou sobre a semana de capacitação, que será realizada do dia 6 até o dia 10 de fevereiro e contará com a participação de 40 mil professores da Rede Municipal de Ensino. Os profissionais receberão diversas atualizações curriculares em 69 cursos para diversas disciplinas, inclusive para a Educação Infantil.
- Iniciamos a Semana de Capacitação em 2010 e a cada ano estamos evoluindo. A semana de capacitação é importante para preparar e trabalhar com o professor a respeito do currículo que será usado, informá-lo sobre as novidades do ano letivo e prepará-lo para receber os alunos – comentou.
No encontro, o prefeito Eduardo Paes deu as boas vindas aos diretores de escolas, creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil. Para ele é fundamental que os novos diretores continuem dando mais qualidade as boas ações que a Secretaria Municipal de Educação está fazendo.
- Quando convidei a secretária de Educação, Claudia Costin para trabalhar comigo, o meu primeiro pedido foi acabar com a aprovação automática. Isso foi o início de uma transformação na Educação carioca. A partir de então estabelecemos metas e agora estamos colhendo os frutos do início dessa transformação. Elevamos as médias do IDEB, o déficit de professores está praticamente zerado e dobramos o número de vagas em creche – contou o prefeito.
Texto :Isabella Amori, do site SME -Rio
Fotos: Twitter Rio Educa
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
Retorno da Equipe E.M. Prof. Felipe Santiago
Após um merecido período de descando, a equipe de professores da Felipe Santiago voltou ao trabalho com atividades com muita alegria e disposição.
Em breve teremos informações aqui sobre o tema 2011 de nosso Projeto Político Pedagógico, apresentação da equipe, etc...
Mensagem de Boas Vindas
S ua presença é muito importante,
E stamos felizes por tê-la conosco.
J untos construiremos o futuro de nossas crianças,
A gradecemos sua colaboração.
B uscaremos oferecer o melhor,
E staremos trabalhando para alcançar nossos objetivos,
M uitas alegrias, com certeza, conquistaremos.
V amos trilhar juntas o caminho do conhecimento,
I r mais além do que se pode enxergar,
N esta longa jornada, não estaremos sozinhas,
D eus conosco estará e nos abençoará,
A legres e orgulhosas venceremos esta etapa!
Jaciléia, Denise e Márcia
Feliz 2012
Receita de Ano Novo
Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)
Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)
Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
Assinar:
Postagens (Atom)