segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Prefeito e Secretária de Educação, Claudia Costin, abrem o Ano Letivo na Rede Municipal


O prefeito Eduardo Paes e a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, iniciaram o ano letivo de 2012 na Rede Municipal com a aula inaugural, nesta quarta-feira (dia 1), no Centro de Convenções da SulAmérica, na Cidade Nova. No evento, o prefeito deu as boas vindas aos novos diretores de escolas e creches da Prefeitura e aproveitou a oportunidade para anunciar que os servidores da Educação receberão ticket alimentação. Em seguida, a secretária Cláudia Costin conversou com a jornalista Carla Ramos, apresentadora da MultiRio, sobre os principais desafios da SME para 2012 e as novidades para o ano letivo, como a expansão das escolas de turno único em tempo integral, os Ginásios Experimentais Cariocas, a abertura do primeiro Ginásio Experimental Olímpico (GEO), entre outras ações.
Em 2012, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, irá expandir as escolas de turno único em tempo integral. Serão mais 114 unidades que terão aulas em turno integral de sete horas, sendo 58 CIEPs, 19 Ginásios Experimentais Cariocas e um Ginásio Experimental Olímpico. Dentro do conceito de turno único, os alunos terão ao longo do dia mais aulas de Português, Matemática, Ciências, Educação Física e Inglês. Além disso, ainda terão disciplinas optativas, como Matemática Financeira, Artes e Leitura.
No encontro com os novos diretores, a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, revelou que as escolas de turno único em tempo integral são um grande desafio para SME e que as escolas que estão recebendo este novo conceito estão se adaptando para receber os alunos.
- Estamos cumprindo o que a lei determina. Até 2020 todas as escolas da Rede Municipal terão turno único em tempo integral de sete horas. É um desafio imenso e estamos fazendo essa transição de forma organizada. No ano passado 22 escolas tiveram turno único em tempo integral e neste ano serão 114 escolas – contou a secretária de Educação.
Abertura do primeiro Ginásio Experimental Olímpico
Entre as novidades para o ano letivo de 2012 também está a expansão do Ginásio Experimental Carioca, com mais nove unidades, sendo um Ginásio Experimental na Rocinha, e o primeiro Ginásio Experimental Olímpico, o GEO Juan Samaranch, em Santa Teresa. O programa, que atenderá alunos do 6° ao 8° Ano, tem como objetivo dar oportunidade para os alunos com aptidões esportivas desenvolverem seu potencial, sem abrir mão de uma educação de excelência.
- Todos os dias os alunos terão duas horas para praticar esportes e com isso vamos revelar talentos esportivos. A exigência acadêmica também será bastante cobrada de todos os alunos – garantiu a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin.
A primeira escola integrante do programa contará com um modelo pedagógico inspirado no Ginásio Experimental Carioca, que inclui três eixos: excelência acadêmica, apoio ao projeto de vida do aluno e educação para valores. No caso do GEO, uma ênfase especial será dada aos valores olímpicos. Além disso, os alunos também farão uso da Educopédia e terão aulas de Inglês todos os dias.
40 mil professores participarão da Semana de Capacitação
Entre os assuntos abordados na Aula Inaugural, a secretária Municipal de Educação, falou sobre a semana de capacitação, que será realizada do dia 6 até o dia 10 de fevereiro e contará com a participação de 40 mil professores da Rede Municipal de Ensino. Os profissionais receberão diversas atualizações curriculares em 69 cursos para diversas disciplinas, inclusive para a Educação Infantil.
- Iniciamos a Semana de Capacitação em 2010 e a cada ano estamos evoluindo. A semana de capacitação é importante para preparar e trabalhar com o professor a respeito do currículo que será usado, informá-lo sobre as novidades do ano letivo e prepará-lo para receber os alunos – comentou.
No encontro, o prefeito Eduardo Paes deu as boas vindas aos diretores de escolas, creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil. Para ele é fundamental que os novos diretores continuem dando mais qualidade as boas ações que a Secretaria Municipal de Educação está fazendo.
- Quando convidei a secretária de Educação, Claudia Costin para trabalhar comigo, o meu primeiro pedido foi acabar com a aprovação automática. Isso foi o início de uma transformação na Educação carioca. A partir de então estabelecemos metas e agora estamos colhendo os frutos do início dessa transformação. Elevamos as médias do IDEB, o déficit de professores está praticamente zerado e dobramos o número de vagas em creche – contou o prefeito.

Texto :Isabella Amori, do site SME -Rio
Fotos: Twitter Rio Educa

Nenhum comentário:

Postar um comentário